Anúncios
3 configurações do Windows que você pode alterar. Novo malware parece aparecer todos os dias. Se você está preocupado com os crescentes problemas de segurança cibernética e usa um PC com Windows, há algumas coisas que você pode fazer para ajudar a melhorar a segurança do seu PC.
Na verdade, existem três etapas fáceis que você pode seguir para tornar seu PC mais seguro sem ter que sair muito do seu caminho.
Anúncios
Melhore a segurança do PC com essas configurações do Windows
A Microsoft inclui um antivírus integrado para sistemas operacionais Windows chamado Windows Security. A Microsoft está constantemente lançando atualizações de segurança do Windows para melhorar o serviço.
Além de fornecer proteção antivírus, existem outras opções nas configurações que podem melhorar imensamente a segurança do PC. E tudo que você precisa fazer é ativá-los para que eles entrem em vigor.
Anúncios
Proteja seu PC contra ransomware
Primeiro, há a proteção de ransomware integrada do Windows. Quando habilitada, essa configuração pode melhorar a segurança do PC, dificultando a proteção de seus arquivos e pastas.
Contudo também torna mais difícil para os maus atores acessarem as áreas de memória do seu dispositivo.
Você pode encontrar a configuração procurando Proteção; contra Ransomware nas configurações do Windows 10 ou Windows 11.
Portanto depois de encontrar a proteção contra ransomware, ative a opção Acesso controlado à pasta. Isso impedirá que aplicativos e programas não autorizados acessem essas áreas-chave.
Por fim com a Proteção contra Ransomware ativada; você melhorará bastante a segurança do PC. Mas ainda não terminamos.
3 configurações do Windows que você pode alterar
Criptografe seus arquivos com o Windows Bitlocker
Contudo outra maneira fácil de melhorar a segurança do PC é usar o Windows Bitlocker. Quando ativado; o Bitlocker ajudará a proteger seus arquivos criptografando-os. A criptografia vincula os arquivos do seu computador à sua conta da Microsoft e funciona com o chip TPM integrado no seu PC.
De fatoiIsso cria uma chave de recuperação que você pode usar para acessar seus arquivos na tela de redefinição ou restauração do Windows.
Entretanto a única desvantagem é que o Windows Bitlocker só está disponível nas versões Pro do Windows 10 e Windows 11. Contudo você pode encontrar a configuração abaixo da opção Gerenciar Bitlocker nas configurações do Windows.
Melhore a segurança do PC testando aplicativos e arquivos com o Windows Sandbox
A terceira e última maneira de melhorar a segurança do PC é usar o Windows Sandbox. Isso basicamente inicia uma máquina virtual sandbox em seu computador.
É perfeito para testar aplicativos que você não conhece ou para abrir arquivos que possam conter malware ou outros programas semelhantes a vírus.
De fato você pode habilitar o Windows Sandbox no menu; Ativar ou Desativar Recursos do Windows.
Contudo uma vez ativado, você precisará reiniciar seu PC e executá-lo como faria com qualquer outro aplicativo.
É uma solução alternativa, pois significa que você instalará programas duas vezes se pretender mantê-los. Mas pode melhorar a segurança do PC, ajudando você a decidir melhor quais aplicativos ou arquivos você deseja realmente acessar em sua máquina física.