Como compactar arquivos e pastas no Windows 11

Anúncios

Veja Como compactar arquivos e pastas no Windows 11. Você pode compactar arquivos e pastas no Windows 11 para economizar espaço e compartilhar vários arquivos facilmente. 

Desde o Windows XP, a Microsoft incluiu a capacidade de compactar arquivos e pastas para compartilhar dados e economizar espaço.

Anúncios

Os arquivos zip continuam sendo o padrão ouro para compactar e arquivar arquivos na maioria dos PCs com Windows.

Quando você “compacta” um ou mais arquivos juntos, ele compacta os arquivos para economizar espaço na unidade e permite que você compartilhe vários arquivos em um único contêiner em uma rede, usando armazenamento em nuvem ou por e-mail.

Anúncios

Você pode compactar arquivos e pastas usando o Windows File Explorer ou usando um utilitário gratuito de terceiros, como 7-Zip, WinRaR ou PeaZip.

Mostraremos como compactar e descompactar arquivos no Windows 11 neste guia.

Como compactar arquivos e pastas no Windows 11

Como compactar arquivos no Windows 11 com o File Explorer

Como o Windows oferece suporte nativo ao formato .zip, uma das maneiras mais diretas do Windows de compactar arquivos e pastas é usando o File Explorer.

Para compactar arquivos e pastas do File Explorer:

  1. Abrir Explorador de arquivos da barra de tarefas.
  2. Abra o local dos arquivos que deseja compactar e selecione-os.
  3. Clique no Ver mais (três pontos) e selecione Comprimir para ZIP arquivo do menu.
  4. Seus arquivos selecionados serão adicionados a um arquivo Zip na mesma pasta para que você possa rotulá-lo. Você também notará um zíper gráfico na pasta, indicando um arquivo compactado.
  5. Como alternativa, você pode destacar os arquivos que deseja compactar, clicar com o botão direito do mouse e selecionar Compactar para arquivo ZIP no menu de contexto.

Depois de ter os arquivos necessários em uma pasta Zip, você pode compartilhar o arquivo na rede ou por e-mail. Além disso, a pasta compactada ocupará menos espaço que os arquivos originais. Também economiza tempo.

Por exemplo, você pode colocar várias fotos em um arquivo Zip sem o incômodo de anexar cada uma individualmente.

Como descompactar todos os arquivos no Windows 11

Como o Windows 11 oferece suporte nativo a arquivos Zip, você pode clicar duas vezes na “pasta” para ver e acessar seu conteúdo. No entanto, para modificar os arquivos, você precisará extraí-los ou “descompactá-los” da pasta.

Para descompactar arquivos no Windows 11:

  1. Abrir Explorador de arquivos e selecione o Fecho eclair arquivo.
  2. Clique no Extrair tudo botão na barra de comandos.
  3. Selecione o local para extrair os arquivos e clique no botão Extrair botão na parte inferior.
  4. Como alternativa, você pode clicar com o botão direito do mouse no Pasta compactada e selecione Extrair tudo no menu de contexto.

Como descompactar arquivos individuais de um arquivo Zip

Se você não precisar de todos os arquivos em um arquivo compactado, poderá descompactar arquivos individuais do arquivo.

Para descompactar um único arquivo:

  1. Clique duas vezes no arquivo Zip que contém o arquivo que você precisa.
  2. Selecione o arquivo (ou arquivos) que deseja do arquivo.
  3. Clique no Corte botão na barra de comandos na parte superior.
  4. Escolha o local para colocar o(s) arquivo(s) individual(is) que você recortou e clique Colar.
  5. Alternativamente, como as opções acima, você pode acessar Corte e Colar através do menu de contexto.

Use um aplicativo de terceiros para compactar arquivos no Windows 11

Se você não quiser usar as ferramentas integradas de compactação de arquivos no Windows 11, poderá usar um aplicativo gratuito de terceiros.

Nosso utilitário gratuito e de código aberto favorito é o 7-Zip. No entanto, você pode preferir o WinRAR ou um programa pago como o WinZip.

A vantagem de uma opção de terceiros é o suporte para outros formatos de arquivo, como arquivos TGZ, formato TAR e arquivos Gzip do Linux.

Os aplicativos também incluem opções de criptografia fáceis de usar e se integram bem à interface do usuário do Windows.

Independentemente do seu utilitário de compactação, compactar e descompactar arquivos é muito simples. No entanto, também vale a pena mencionar que você também pode baixar o 7-Zip da Microsoft Store.

Para compactar e descompactar arquivos com 7-Zip:

  1. Depois que o 7-Zip estiver instalado, inicie Explorador de arquivos e selecione os arquivos que deseja compactar.
  2. Clique com o botão direito do mouse na seleção e selecione Mostrar mais opções > 7-Zip > Adicionar ao arquivo no menu de contexto.
  3. Quando o Adicionar ao arquivo tela aparecer, defina o Formato de arquivo para Fecho eclair por isso é facilmente compatível com outros computadores.
  4. Além disso, escolha o local para criar o arquivo Zip no campo Arquivo na parte superior.
  5. Ajuste quaisquer outras configurações (tem várias, incluindo recursos de criptografia) que desejar e clique em OK para concluir o processo.
  6. Depois que o arquivo compactado estiver no formato Zip, você poderá abri-lo usando o File Explorer (mostrado acima) ou o utilitário 7-Zip.
  7. Clique com o botão direito do mouse no arquivo e selecione Abra com > 7-Zip File Manager do menu.
  8. Use o painel 7-Zip para extrair o conteúdo da pasta para um local no seu PC.

Usando arquivos zip para gerenciar seus dados

Usando ferramentas internas ou software de terceiros, você pode criar um arquivo Zip no Windows 11. O formato Zip é rápido e fácil e tem suporte nativo no Windows.

Com sua facilidade de uso e disponibilidade, os arquivos Zip são essenciais para o gerenciamento de seus dados.

Também é importante notar que os arquivos Zip funcionam bem em outras plataformas de computação. Por exemplo, é possível criar arquivos Zip em um Mac.

Além disso, você pode criar e extrair arquivos Zip em um iPhone usando o aplicativo Arquivos.

Além disso, se você estiver usando um Chromebook, é possível usar arquivos Zip no Chrome OS. Se você ainda não está no Windows 11, aprenda a usar arquivos Zip no Windows 10.

Eduardo Martini
Eduardo Martini

Especialista em vendas e gestão de tráfego, aplico estratégias eficazes para otimizar o engajamento do público e aumentar a visibilidade dos conteúdos.

Minha expertise em escrita persuasiva e uso de ferramentas de inteligência artificial possibilita a criação de textos que não apenas informam, mas também inspiram e motivam os leitores.

Artigos: 447