Como gravar a tela do iPhone ou iPad

Anúncios

O recurso está presente de forma nativa em aparelhos com sistema operacional iOS 11 ou posterior.

Assim como a captura de tela em imagem, gravar o que é visualizado do seu smartphone pode ser bem útil.

Por exemplo, você pode compartilhar o trecho de um vídeo com um amigo sem precisar mandar o link, ou pedir ajuda em algum possível bug do sistema. Já os fãs de jogos podem gravar o gameplay e compartilhar em redes sociais. Ou então você pode gravar lives para ver quando quiser. Enfim, as possibilidades são muitas.

Anúncios

Entretanto, o recurso de gravação de tela não está disponível em todos os sistemas operacionais. De fato nos aparelhos da Apple, apenas os iPhones e iPads com versão do sistema iOS 11 ou superior têm acesso à ferramenta.

Contudo se você faz parte desse grupo, veja como é fácil gravar a tela do iPhone ou iPad:

Anúncios

Como ativar a gravação de tela do iPhone

Portanto esses modelos já têm o recurso se gravação de tela como ferramenta nativa de seu sistema operacional, o que deixa todo o processo muito simples. Contudo, antes de realizar uma gravação é preciso autorizar seu acesso.

Para isso, vá no aplicativo de Ajustes e selecione a aba Central de Controle. Na tela seguinte, clique em Personalizar Controles. No alto da nova janela, são exibidos os aplicativos que já estão ativos.

Caso a ferramenta não esteja entre eles, procure pela aba Gravação de Tela na parte inferior da tela e clique no botão verde com um sinal de + localizado ao seu lado.

Pronto, após ativar o recurso, o sistema está pronto para realizar a gravação de tela.

Como gravar a tela do iPhone ou iPad?

A gravação pode ser iniciada a partir de qualquer tela e aplicativo exibido no iPhone ou iPad. Entretanto, o funcionamento vai variar de acordo com os aplicativos. Por exemplo, não deve ser possível gravar um conteúdo da Netflix, por conta de questões de direitos autorais. A gravação de áudio também pode variar nos aplicativos.

Para iniciar a gravação de tela no iPhone ou iPad, abra a Central de Controle. Vale lembrar que o acesso é diferente nos diferentes modelos de iPhones. Caso o seu smartphone Apple tenha o Botão Home, como o iPhone 8, deslize o dedo da borda inferior da tela para o alto. Já em celulares iPhone X, iPhone XR ou posteriores, deslize o dedo do canto superior direito para baixo.

Na Central de Controle, toque no ícone de gravação, representado por um círculo com um ponto dentro. A gravação será iniciada em três segundos e você pode escolher se vai, ou não, ativar o microfone.

É importante lembrar que todos os elementos da tela serão gravados, inclusive notificações. Uma barra vermelha no alto da tela indica que a gravação está em andamento. Abra o aplicativo ou tela que deseja gravar e navegue normalmente.

Para interromper a gravação, volte à Central de Controle e toque novamente no ícone da ferramenta. Ou então, toque na barra de status vermelha no alto da tela e, em seguida, em Parar Gravação.

Como gravar tela de iPhone ou iPad em sistemas operacionais mais antigos

Os iPhones e iPads com sistemas operacionais anteriores ao iOS 11 não contam com essa ferramenta. Sendo assim, de forma oficial, a gravação de tela só fica disponível por meio de uma conexão com o macOS.

Caso você tenha um notebook ou computador Apple, abra o programa QuickTime e selecione Nova Gravação de Filme. Depois, conecte o iPhone ou iPad ao computador e autorize o acesso do dispositivo. De volta ao programa, vá até a seta localizada ao lado do botão de gravação e selecione o seu dispositivo Apple. Finalmente, comece a gravação com o botão vermelho e navegue no iPhone ou iPad normalmente.

Por fim quem não tem um computador da Apple também pode realizar a gravação por meio de aplicativos de outras desenvolvedoras. Entretanto, os resultados podem variar de acordo com os apps baixados.


Leia também:

Eduardo Martini
Eduardo Martini

Especialista em vendas e gestão de tráfego, aplico estratégias eficazes para otimizar o engajamento do público e aumentar a visibilidade dos conteúdos.

Minha expertise em escrita persuasiva e uso de ferramentas de inteligência artificial possibilita a criação de textos que não apenas informam, mas também inspiram e motivam os leitores.

Artigos: 432