Anúncios
“Como resfriar o seu celular” é uma das perguntas mais recorrente que vemos em fóruns de discussão de tecnologia ou em páginas em que os usuários possam postar dúvidas.
No entanto, o receio de alguns é bastante exagerado, uma vez que como todo equipamento eletrônico, os smartphones aquecem durante o funcionamento.
Contudo o que não pode acontecer é de a temperatura do aparelho chegar acima de limites aceitáveis. Entretanto nesse caso, o superaquecimento pode danificar componentes internos em médio e longo prazo, diminuindo a vida útil do produto.
Anúncios
Embora a maioria dos modelos novos contem com recursos de software que desligam o celular quando percebem uma temperatura anormal, é importante conhecer algumas dicas de como resfriar o celular.
1. Desligue as funções que não estiver utilizando
Como em qualquer máquina, quanto mais um celular é exigido, mais energia ele precisa para dar conta de todas as tarefas.
Anúncios
Alguns jogos exigem uma maior capacidade de processamento, e tarefas em segundo plano, além de conectividade 4G, Wi-Fi e Bluetooth podem sobrecarregar a capacidade do celular – especialmente em se tratando de modelos mais simples.
Por essa razão, o primeiro conselho é desativar as funções que não estiverem sendo utilizadas.
O Bluetooth, por exemplo, não é utilizado na maior parte do tempo e pode ser ativado somente na hora de ligar os fones de ouvido, a caixinha de som ou a pulseira. Se estiver em um ambiente em que não há redes Wi-Fi, desative também o recurso.
2. Evite deixar o celular exposto a altas temperaturas
Contudo em um dia quente, a temperatura em certas cidades pode chegar aos 40 graus com muita facilidade.
Dentro do bolso da sua calça ou da sua mochila, certamente estará ainda mais quente. Essas altas temperaturas podem ser prejudiciais para o produto, fazendo com que ele se aqueça mais do que o necessário.
Sendo assim, redobre a atenção quando estiver na praia ou na piscina.
É comum nessas ocasiões que as pessoas “esqueçam” o celular sobre a cadeira, deixando o aparelho exposto ao sol por longos períodos.
3. Instale apps para monitorar o uso do celular
Se você desconfia que o seu celular está com uma temperatura mais alta do que o normal, instale um aplicativo para monitorar o desempenho.
Softwares como o Refrigerador de CPU & Bateria trazem funções como a de monitor de temperatura em tempo real e detector automático de aplicativos de alo consumo.
Além disso, ele conta com funções de arrefecimento que funcionam a partir do desligamento de apps em segundo plano que consumam mais energia do que o necessário.
A utilização do serviço é bastante simples e, na prática, ele traz bons resultados. Na Play Store, a média de avaliação dos usuários é de 4.6 de 5.0 possíveis.
4. Retire o case do celular
Em alguns casos, o responsável por superaquecer o produto pode ser a capinha que você utiliza nele.
Isso porque alguns modelos de capas que não são feitas de forma adequada podem tampar as saídas de ar do aparelho, deixando-o abafado, especialmente em dias mais quentes ou quando ele é exigido em demasia.
Se isso resolver o seu problema, considere comprar outra capa para o seu aparelho. Nesse caso, há uma variedade enorme de capinhas para o seu celular e certamente você encontrará algum modelo com o seu perfil e que mantenha desobstruídas as saídas de ventilação do smartphone.
5. Desligue o aparelho por alguns minutos
Caso nada disto funcione desligue o aparelho por alguns minutos. Isso fará com que o aparelho volte à sua temperatura normal e, ao ligar novamente, provavelmente não estará mais quente.
Por fim ao fazer isso, você estará colocando manualmente em prática um procedimento que já está previsto no sistema operacional para ser executado automaticamente.