Logitech criou um portátil ultraleve para jogos na nuvem

Anuncios

Embora eu possa ser duro com os serviços em nuvem que apresentam falhas, na verdade gosto bastante de jogos na nuvem no Google Stadia e no Xbox Game Pass Ultimate, e estou animado com o potencial da tecnologia para jogadores e desenvolvedores.

Atualmente, a maioria dos meus jogos na nuvem ocorre no meu telefone, mas a Logitech e a Tencent Games querem que eu comece a jogar jogos na nuvem em um novo dispositivo. Em outubro, o Logitech G Cloud Gaming Handheld começa a ser lançado e espera se tornar a maneira de jogar jogos na nuvem.

Anuncios

Durante uma prévia prática do dispositivo, a Logitech certamente destacou um dispositivo Android com dois aplicativos de jogos nativos na nuvem que os jogadores podem usar para desfrutar de jogos com uma conexão Wi-Fi.

Por US $ 350, no entanto, parece uma solução para um problema de uso de nicho que dispositivos com preços semelhantes já resolvem.

Anuncios

Eu poderia me ver aproveitando este dispositivo se quisesse transmitir um videogame da minha cama ou de um quarto sem minha TV e consoles.

Infelizmente, parece superado apenas pela capacidade de transmitir jogos em um telefone intermediário ou melhor, algo que qualquer pessoa que esteja lendo isso provavelmente já pode fazer.

Logitech criou um portátil ultraleve para jogos na nuvem

O que é o portátil Logitech G Cloud Gaming?

Do ponto de vista técnico, o Logitech G Cloud Gaming Handheld contém especificações que não pareceriam deslocadas em um dispositivo móvel de médio porte. Ele possui uma CPU Qualcomm Snapdragon 720G octa-core de 2,3 GHz, bem como 4 GB de RAM LPDDR4x e 64 GB de armazenamento interno que as pessoas podem expandir com um cartão SD.

A tela é uma tela multitoque IPS de 7 polegadas que exibe uma resolução de 1080p com uma taxa de atualização de 60Hz. Os jogadores podem ouvir áudio através de seu alto-falante estéreo, um conector de áudio estéreo de 3,5 mm ou uma conexão Bluetooth 5.1.

O que o diferencia é que a Logitech construiu os controladores no dispositivo, dando-lhe uma aparência semelhante ao Nintendo Switch.

Ele tem o d-pad, joysticks analógicos, botões, bumpers e gatilhos esperados de um controle moderno, além de um botão Home para levar os jogadores à tela inicial e um “botão G” que acessará mais configurações específicas do sistema.

Os jogadores poderão remapear os controles como quiserem. Além disso, os jogadores podem esperar que o Logitech G Cloud Gaming Handheld tenha feedback tátil, um giroscópio, um sensor de luz e até um microfone estéreo embutido com cancelamento de eco e suporte à supressão de ruído.

Essas não são especificações de primeira linha, mas a Logitech fez essa escolha porque o dispositivo foi feito para jogos nativamente no dispositivo.

Também permitiu que eles reduzissem o peso do dispositivo para apenas 463 gramas e oferecessem uma duração de bateria de cerca de 12 horas (usa USB-C para carregar), o que nunca foi visto em um portátil para jogos.

Pense no Logitech G Cloud Gaming Handheld como um tablet Android 11 com controladores integrados, interface de usuário personalizada exclusivamente e acesso a aplicativos nativos Xbox Cloud Gaming e Nvidia GeForce Now e Google Play Store.

Uma imagem do Logitech G Cloud Gaming Handheld em um fundo branco.

A Logitech enfatiza que seu objetivo real é como um dispositivo de jogos na nuvem, não um dispositivo para instalar vários aplicativos nativamente.

Dito isto, apenas Xbox Cloud Gaming e Nvidia GeForce Now terão aplicativos adaptados para o portátil no lançamento; Google Stadia e Amazon Luna usam os aplicativos Android já disponíveis. Outra ressalva é que o handheld suporta apenas conexões Wi-Fi.

Se você esperava levar o Logitech G Cloud Gaming Handheld em movimento e usar 4G ou 5G, este dispositivo não permite isso. A Logitech afirma que sua pesquisa mostrou que a maioria das pessoas usa jogos na nuvem em conexões Wi-Fi em suas casas, mas é um limite notável para o apelo de um portátil tão caro quanto um Nintendo Switch ou Xbox Series S.

Muito nicho para valer a pena

Como o Qualcomm Snapdragon G3x, essa é uma ideia de prova de conceito, mas não faz sentido para a maioria dos usuários casuais.

Na prática, este é um dispositivo de mais de US $ 300 para pessoas que gostam de jogar jogos na nuvem através do Xbox Game Pass Ultimate e Nvidia GeForce Now em sua casa, mas não querem fazê-lo através do PC, telefone ou Samsung Gaming Hub.

A Logitech parece pensar que é um mercado grande o suficiente, mas para mim, isso parece um cenário de nicho que pode ter dificuldades para encontrar um amplo apelo.

As pessoas já têm telefones que podem acessar serviços de jogos na nuvem e podem obter um excelente controlador de jogos móveis como o Razer Kishi V2 por menos de US $ 100.

Mesmo quando se trata de fãs hardcore de jogos em nuvem, não sei quantos sentirão a necessidade de obter um dispositivo como esse, especialmente quando a Logitech não executa um serviço de jogos em nuvem próprio.

A Logitech diz ao Digital Trends que as verdadeiras vantagens do dispositivo são a falta de notificações frequentes, o peso e a duração da bateria de 12 horas.

Mas mesmo assim, os telefones são razoavelmente leves, você pode desativar as notificações e a conexão Wi-Fi necessária significa que você nunca estará tão longe de um lugar para conectá-lo enquanto joga.

Sua tela é boa, mas não ultra-impressionante, e o fato de o Google Stadia e o Amazon Luna ainda não terem aplicativos nativos também incomoda.

Um homem joga o Logitech G Cloud Gaming Handheld no sofá.

Para alguns, o Logitech G Cloud Gaming Handheld pode resolver um problema específico e, finalmente, oferecer uma maneira fácil de mergulhar totalmente nos jogos na nuvem. Seus controles e tela também podem ser ótimos de usar assim que você começar a usá-lo.

Dito isso, o que vi nesta visualização prática não me convenceu de que os fãs hardcore de jogos em nuvem têm muita necessidade deste dispositivo, especialmente quando não é de primeira, super tecnicamente impressionante ou compatível com todos os aplicativos de jogos em nuvem significativos.

Minha opinião pode mudar quando eu colocar a mão na massa, mas, no momento, ainda recomendo que os interessados ​​em jogos na nuvem coloquem esses US $ 300 em um Razer Kishi V2 e obtenham um telefone intermediário ou principal que possa jogar muitos jogos nativamente e da nuvem.

O Logitech G Cloud Gaming Handheld custará US$ 300 até 17 de outubro, quando chegará a US$ 350. Atualmente, a Logitech planeja disponibilizar o dispositivo apenas nos Estados Unidos e Canadá.

Eduardo Martini
Eduardo Martini

Especialista em vendas e gestão de tráfego, aplico estratégias eficazes para otimizar o engajamento do público e aumentar a visibilidade dos conteúdos.

Minha expertise em escrita persuasiva e uso de ferramentas de inteligência artificial possibilita a criação de textos que não apenas informam, mas também inspiram e motivam os leitores.

Artículos: 450