Anúncios
E se você pudesse inserir uma única imagem estática e fazer um vídeo inteiro? Embora isso possa parecer algo rebuscado, na verdade é algo que você pode fazer com o mais recente esforço de IA do Google, o gerador de vídeo Vlogger AI.
Os pesquisadores do Google revelaram o Vlogger esta semana, mostrando as capacidades do modelo de IA em vários vídeos e um artigo que detalha as capacidades da IA. A ferramenta permite ao usuário inserir uma imagem de referência e, em seguida, alimentar vários comandos para a IA para ajudar a determinar a aparência do vídeo. É uma abordagem um pouco diferente para geração de vídeo em comparação com o Sora da OpenAI, mas ainda pode ter muitos usos.
Anúncios
Existem, obviamente, algumas preocupações em torno destas capacidades. Para começar, o que impede alguém de simplesmente inserir uma imagem de qualquer pessoa aleatória e, em seguida, criar vídeos de IA dela? O gerador de vídeo Vlogger AI do Google permitirá que você faça exatamente isso. Também permitirá que você combine a boca de uma pessoa com uma faixa de áudio, mesmo que esteja em outro idioma, para que você possa criar tecnicamente conteúdo em espanhol usando alguém que não fala espanhol.
Com base nas informações disponíveis no artigo e no site do projeto, parece que você também poderá comandar o gerador de IA para mover o corpo da persona. É possível que eu esteja entendendo mal as notas fornecidas nas informações do projeto, mas se for esse o caso, certamente oferece bastante controle sobre o vídeo.
Anúncios
É claro que a tecnologia está longe de ser perfeita e ainda existem sinais reveladores de que o Vlogger está gerando esses vídeos usando IA. Em alguns exemplos, os movimentos da boca parecem pouco naturais, o que denuncia o uso de IA para criar o vídeo. Mas é isso que acontece com a IA: ela não precisa ser perfeita para ser útil. E isso é o pior que o Vlogger jamais será. À medida que o tempo passa e o Google adiciona mais material ao modelo, ele só vai ficar cada vez melhor.
Não tenho certeza sobre você, mas isso é ao mesmo tempo assustador e emocionante. Por enquanto, pelo menos, o gerador de vídeo de IA do Vlogger não é perfeito o suficiente para ser útil demais para falsificações profundas ou campanhas de desinformação. Mas, se não conseguirmos lidar com a IA daqui para frente, ela poderá muito bem ter um lugar nessas áreas, uma vez que o Google a melhore ainda mais.